Nossa História

O Início

Corria o ano de 1968 quando o segundo Instituto de treinamento da Missão Novas Tribos foi fundado numa área de mata e cerrado quase totalmente preservada no sul do Mato Grosso. Até aquele momento o treinamento teológico e o treinamento missionário transcultural eram dados no mesmo local, isto é, na sede do Instituto Bíblico Peniel, no sul de Minas Gerais. Era o início da concretização de mais um sonho… e que sonho!

Mata fechada e muito a fazer

O terreno aonde viria a existir o Instituto Missionário era bem grande e serviria perfeitamente para a finalidade proposta, mas exigiria muito trabalho. Os primeiros missionários que ali chegaram, encontraram uma terra boa, porém virgem.

Vários meses foram gastos na limpeza de uma pequena área que seria a vila residencial, onde ficariam as casas de líderes e alunos. As casas foram sendo construídas de madeira, a famosa peroba rosa, muito difícil de encontrar hoje em dia, mas era o que havia de melhor nas redondezas.

Logo um poço… uma roda d’água… A luz usada à noite era apenas a do lampião a querosene. Um sonho começava a tomar forma. O sonho era que haveria aqui um lugar onde servos de Deus, chamados e enviados por Deus para um ministério transcultural, poderiam ser treinados para melhor servirem ao seu Senhor.

Shekinah

O nome “Instituto Missionário Shekinah”, vem de uma palavra hebraica traduzida “a glória do Senhor”. A glória que encheu o tabernáculo e o templo de Davi e que repousou sobre a arca da aliança. A presença de Deus, que dá sentido ao culto, à adoração, e que deveria ser o objetivo de todos aqueles que desejassem levar essa glória de Deus aos confins da Terra.

Finalidade

Shekinah nasceu com objetivos que permanecem até hoje: treinar missionários para a plantação de igrejas autóctones entre etnias menos alcançadas (indígenas no Brasil e povos em outros países).  Missionários que devem depender de Deus em tudo, prontos a obedecer e pagar o preço necessário. Suas vidas serão baseadas na Palavra de Deus, tendo como estilo de vida o andar no Espírito e, como motivação final, a glória de Deus.  Conhecerão a importância da cultura e da língua no processo de plantação de igrejas autóctones como também conhecerão os princípios de evangelização e discipulado baseados nos Alicerces Firmes da Palavra de Deus.  Serão luz para aqueles que ainda vagueiam nas trevas, respeitando o modo de viver desses povos, suas crenças, sua língua; adaptando-se ao estilo de vida simples, experimentando suas lutas e necessidades, enquanto refletem a glória do Senhor e comunicam o evangelho de Cristo Jesus  de forma compreensível, relevante e propositiva.

Mudança de local

Em setembro de 2012, após décadas de trabalho naquela região, Shekinah foi transferido para o município de Vianópolis – GO, onde ganhou uma estrutura pedagógica mais ampla e capaz de receber um número maior de alunos e oferecer recursos que dinamizam a ministração das aulas.

O que CTMS é hoje fruto de anos de trabalho, lutas, erros, acertos, crescimento e amadurecimento, e cada um dos preciosos irmãos que por lá passaram deixou sua marca na história deste lugar.

O CTMS continua crescendo, amadurecendo e está sempre procurando melhorar o seu treinamento para que a glória de Deus seja revelada aos povos que vivem nas trevas.

Quero expressar aqui o meu louvor e adoração ao Senhor de nossas vidas, que tem abençoado esta escola, mesmo através das limitações humanas, e tem preparado muitos obreiros dedicados que farão diferença no mundo, para a glória de Deus.

Missionário Carlos Carvalho
Coordenador do Departamento de Consultoria – SL/MNTB